Bem-estar e florescimento humano da educação

13/10/2020
Posted in Artigos
13/10/2020 Fernando Cavalli

Encantado com informações do projeto social realizado pela Sociedade Brasileira de Coaching no GRAAC, para promoção de Bem-Estar e Florescimento Humano aos funcionários que lidam diariamente com crianças com câncer e seus familiares, resolvi unir o meu conhecimento e experiência em Coaching e Psicologia Positiva com o livro “Semeando Felicidade: Psicologia Positiva Aplicada da Mestre em Psicologia Positiva, Flora Victoria, na rede pública da cidade de São Paulo” e levar aos alunos um projeto para auxiliar no aumento de autoestima, autorresponsabilidade, autocuidado, foco, melhoria nos relacionamentos e preocupação com aspectos sociais e comunitários.

​O projeto teve início no segundo semestre de 2018, com uma frequência média de 15 a 20 alunos do oitavo e nono ano. Com duração de uma hora e meia, cada encontro busca desenvolver uma temática diferente seguindo a seguinte estrutura: teoria sobre o foco do encontro, explicação e aplicação de uma ferramenta (nome dado ao exercício de reflexão na metodologia de coaching), debate em grupo, conclusões e fechamento com uma proposta de tarefa que o próprio aluno coloca para si com o objetivo de realizar ao longo da semana,relacionada ao que desenvolveu no dia. No encontro seguinte, iniciamos retomando a sessão anterior e abrindo espaço para que alguns alunos falem das suas experiências no decorrer da semana.

​A sequência abordada pelo livro de Flora Victoria tem uma estrutura simbolizada pelo acrônimo SEMEAR,abreviações das seguintes áreas:

1. Supremacia, desenvolvimento e otimização

A relação e reflexão sobre o Eu Atual e Eu Ideal nas diversas áreas do Bem-Estar (Físico/Mental, Carreira/Acadêmico, Social e Comunitário) é trabalhada para desenvolver autoconhecimento e ao mesmo tempo para gerar no aluno otimismo e autoestima como forma de promover e ampliar suas perspectivas de vida. Ideias sobre Ganhos e Perdas nas escolhas da vida, administração de tempo e mindfulness também são trabalhadas aumentando o repertório e possibilidades dos alunos para suas tomadas de decisões e crescimento pessoal.

2. Engajamento e uso de forças e virtudes

Os conceitos de engajamento e flow são explicados e trabalhados para que o aluno aprenda a desenvolver motivação intrínseca em atividades que a princípio não vê significado e não se automotiva, além de aplicar a teoria do Doutor Martin Seligman, pai da Psicologia Positiva, sobre Virtudes e Forças de Caráter auxiliando os adolescentes a conhecerem e valorizarem suas forças pessoais e dos colegas,estimulando o desenvolvimento e ênfase no uso dessas características e da valorização das forças do grupo.

3. Missão, propósito e significado

Conhecimento e entendimento dos valores pessoais e dos colegas nos 4 domínios do bem-estar, entendimento do que significa missão de vida, desenvolvimento de senso de propósito de vida e ampliação de motivação para realização e planejamento de metas e objetivos com maior clareza.

4. Energia, emoções positivas e vitalidade física

Entendimento e reconhecimento das emoções positivas, descoberta de crenças limitantes e transformação das mesmas em crenças fortalecedoras, elaboração de práticas de bondade para desenvolver o senso comunitário e entender o bem-estar gerando emoções voltadas ao próximo, além de criação de agenda para atividades físicas diárias para aumento da vitalidade e bem-estar físico e mental.

5. Alvos, metas e objetivos

Definição de metas e perseverança são desenvolvidos na elaboração de planejamento de um futuro “ideal” para cada área do bem-estar.

6. Relacionamentos e interações

Relacionamentos positivos exercem um impacto relevante sobre a felicidade e na qualidade de nossas vidas. Como as  interações sociais acontecem a todo momento, entender como isso se dá e agir de proposito na criação de padrões adequados auxilia fortemente na ampliação do bem-estar. Algumas das ferramentas utilizadas nessa fase são as demonstrações de gratidão e prática de respostas ativa-construtivas.

Alguns dos resultados obtidos com o projeto até o momento foram medidos com o uso das seguintes ferramentas: Escala de satisfação com a vida de Diener, Emmons, Larsen & Grifin (1985), escala PANAS de afetos Positivos e Negativos, Nível de Satisfação nos cinco domínios do bem-estar e Nível de Bem-Estar nos 6 pilares do SEMEAR. Todas as escalas usadas são formas adaptadas e constam no livro de treinamento do POEX 2018, desenvolvido por Villela da Matta e Flora Victoria da Sbcoaching. A seguir, cito alguns dos resultados mais significativos obtidos até o momento:

“Satisfação nos 5 domínios do bem-estar” não foi aplicada à área do bem-estar financeiro. A percepção dos alunos subiu de menos de 40% para mais de 60%;
Em “Relacionamentos Positivos, Interações e Redução de Conflitos”, houve uma melhora de 50% para 95%;
“Satisfação com a vida” melhorou de 40% para mais de 70%;
“Percepção de emoções positivas em relações positivas” subiu de 6% para 24%;
Em relação a “Senso de missão e propósito de vida”, houve um grande aumento de menos de 20% para 90%;
Na escala SEMEAR, tivemos uma melhora de quase 40% para praticamente 80%

O projeto continua acontecendo, ampliando o foco nos estudos e carreira com o ideal de expansão para formação dos professores, de coordenadores, pais, etc. Durante esse momento de pandemia, o projeto teve continuação na modalidade online. Até o momento, devido às dificuldades de acesso à internet, tivemos um grupo com uma média de 15 alunos que realizaram um novo processo focado em competências socioemocionais e projeto de vida com ótimos feedbacks e avaliações qualitativas inspiradoras:

“Professor! Obrigada por mais uma vez estar nos ajudando, principalmente nesse momento difícil que estamos passando! O processo foi muito importante pra mim, pois através dele eu percebi mudanças no meu comportamento que antes eu não conseguia mudar de jeito nenhum!!! Consegui ter uma ideia do que eu quero no meu futuro. Muito melhor! Pra falar a verdade eu nem pensava nisso direito… Além de tudo me conheci melhor, sei das minhas qualidades e dos meus defeitos, estou aprendendo a controlar emoções e sentimentos, estou deixando a timidez e o medo de lado… entre várias outras coisas. Muito obrigada mesmo!”

“Boa noite, professor! Agradeço muito pelos conteúdos maravilhosos e por sua preocupação em nos trazer informações variadas conforme as necessidades de cada um. Com o seu acompanhamento pude ter a percepção dos meus pontos fracos e com isso trabalhar e torná-los uma virtude a meu favor. Desenvolvendo um olhar dimensionado estou conseguindo analisar e mais autocontrole sobre situações inesperadas e assim poder resolver da maneiras melhores. Obrigado por sua dedicação e carinho.”

Para mais informações sobre o projeto e para ver depoimentos dos alunos falando sobre o projeto, acesse: https://fernandocavalli.blogspot.com/p/projeto-bem-estar-e-florescimento-humano.html

Fernando Cavalli

Fernando Cavalli é professor de Educação Física na Rede Pública de Educação de São Paulo há 16 anos e há 2 anos, na Rede Particular. Formado também em Pedagogia, Especialista em Educação Física Escolar e Master Positive Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching com especialização em Psicologia Positiva. Instagram: @fernandocavalli, Blog https://fernandocavalli.blogspot.com/ e Site http://ocoach.sbcoaching.com.br/fernandocavalli .
× Precisa de ajuda?