Os Pilares do Desenvolvimento Infantil

23/05/2020
Posted in Colunistas
23/05/2020 Sheyla Baumworcel

A minha experiência profissional incluiu 15 anos de educação infantil e é um tema de estudo que me encanta .

É na primeira infância que o cérebro da criança está à todo o vapor. É nesse período que acontecem milhares de conexões à todo o instante, e tais conexões são essenciais na formação e expansão das estruturas cerebrais. O cérebro dos pequenos é moldado a partir das experiências e do ambiente em que vivem.

Sabendo que os cuidados com a criança até os 3 primeiros anos de vida impactam sempre o seu desenvolvimento cerebral, afirmo que esses são os pilares do desenvolvimento infantil:

“Educação transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. (Paulo Freire)
“A vida em família é a primeira escola das emoções”. (Daniel Goleman)

Precisamos divulgar esses pilares para o maior número possível de educadores e pessoas que se importam com a educação.

“Uma criança competente não é necessariamente uma criança segura e estável. No sentido inverso, uma criança segura e serena não será necessariamente “um sucesso” em suas performances. Devemos olhá-las para além das nossas expectativas. […]. Existe a criança que nos satisfaz e que nos dá prazer com seus bons resultados e existe aquela que satisfaz a si mesma encontrando segurança e alegria em suas realizações.” (Denys-Struyf)

, , ,

Sheyla Baumworcel

Sheyla Baumworcel é Reinventora CORE, possui graduação em pedagogia pela Universidade Cândido Mendes (1976) e pós-graduação em psicopedagogia pelo CEPERJ (1998).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.Concluiu o curso Terapia Cognitivo Comportamental na Santa Casa de Misericórdia (2016). Também é pós-graduada em Neuroaprendizagem, Psicomotricidade e Cognição.
× Precisa de ajuda?