Ansiedade nas crianças e jovens em idade escolar

16/05/2020
Posted in Colunistas
16/05/2020 Sheyla Baumworcel

Ansiedade é um tema muito rico para reflexão. Sabemos que nosso ritmo anda acelerado com muitos compromissos e com muita novas informações do mundo virtual.

Quem convive com crianças hoje em dia reconhece o estado de tensão com deveres de casa, multitarefas em horas extraescolares, vida social e WhatsApp etc.

Um exemplo que costumo usar é o da plantação de tomates:

Você já plantou uma semente de tomate?
Se você cobrir a semente com terra de boa qualidade, molhá-la e fizer com que receba bastante luz solar, rapidamente um brotinho verde vai começar a aparecer.
Esse brotinho cresce todo dia, ele logo vai tornar-se um talo, com folhas e flores.
E, então, um tomate surgirá!
Se você continuar cuidando de sua planta, um número cada vez maior de tomates aparecerá.
Em breve, você terá tantos tomates que talvez tenha de ir até a biblioteca procurar um livro de receitas, a fim de aprender a fazer molho ou sopa de tomate.

📸 Pexels

Precisamos refletir enquanto pais e responsáveis para questionar que educação é essa que ainda estamos proporcionando à nova geração (com algumas exceções). Os princípios de uma educação de qualidade sugerido pela Unesco enfatiza um currículo cognitivo que a ensine aprender a conhecer (adquirir instrumentos de compreensão), aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas as atividades humanas), e finalmente aprender a ser (conceito principal que integra todos os anteriores).

Vamos refletir juntos?

,

Sheyla Baumworcel

Sheyla Baumworcel é Reinventora CORE, possui graduação em pedagogia pela Universidade Cândido Mendes (1976) e pós-graduação em psicopedagogia pelo CEPERJ (1998).Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.Concluiu o curso Terapia Cognitivo Comportamental na Santa Casa de Misericórdia (2016). Também é pós-graduada em Neuroaprendizagem, Psicomotricidade e Cognição.
× Precisa de ajuda?