Pensamentos durante a Covid-19

20/04/2020
Posted in Artigos
20/04/2020 Ingrid Melo

Olá, sou Ingrid Melo.  Participo do Desenho do Projeto de Vida (DPV), iniciativa da Comunidade Reinventando a Educação (CORE), a Reconciliar Brasil e a Explore, e venho passar minha ideia sobre a convivência nesse tempo de Covid-19. Vejo pessoas desesperadas, olhando as mortes, os casos e os suspeitos e, às  vezes, ficando doente dentro da própria casa, se enchendo de álcool e notícias.

Após o momento que se iniciou a quarentena, nós tivemos que aprender coisas novas, como ficar em casa. Eu acho que o desespero vem, não só pelos problemas da doença, mas pelo medo. Eu não sinto vontade de ver as notícias, mas procuro saber quantos se recuperaram ao invés dos que morreram, não mudo meu jeito de ser, estou em casa. Estou vivendo como se todos os dias fossem domingo, aquele dia que ficamos em casa pra ler, arrumar as coisas, assistir, estudar, ver o céu… Falando nisso, você já viu as estrelas? Nesses últimos dias elas estão lindas. Sempre foram, mas acho que nunca passei tanto tempo as observando.

A higiene, claro,  é importantíssima em uma pandemia, mas não precisamos enlouquecer. Esse tempo nos deu a oportunidade de refletir, descansar. Eu paro para pensar: por que me preocupar e ficar nervosa, sabendo que tudo o que posso fazer é daqui, da minha casa?  Posso aprender sem sair dela, sei como é difícil para muitas pessoas, mas se você já tem seus problemas e não pode sair de casa, calma; esse tempo vai te ajudar, não deixe ele te matar aos poucos.

Ingrid Melo

Ingrid Melo tem 16 anos, é estudante do Ensino médio e tecnico em automação industrial na ETEC Armando Pannunzio, em Sorocaba.
× Precisa de ajuda?