Enquanto a escola não vem

18/03/2020
Posted in Colunistas
18/03/2020 Raquel Del Monde

Ironicamente, pouco mais de um mês após a volta das colunas semanais para a Comunidade Reinventando a Educação, com o tema “A escola enquanto espaço de convivência”, nos vemos às voltas com uma pandemia que nos impõe o distanciamento físico (e o consequente fechamento das escolas) como uma das medidas mais importantes para evitar o colapso da nossa estrutura hospitalar.

Sim, a gravidade do momento exige comprometimento de todos em prol da coletividade. Cada um de nós precisa fazer o que estiver em seu alcance para evitar o contágio.

Pensei em dar minha pequena contribuição: vou inverter nosso tema e falar um pouco sobre este período (ainda indeterminado) de não-convivência na escola.

Pais e mães estão meio desorientados com os filhos em casa – inesperadamente, sem nenhum planejamento anterior. Alguns também tiveram redução de horário de trabalho ou estão fazendo home office, porém o cenário é bem desafiador para todos.

Vamos começar organizando a “Rotina Pandemia” para os filhos em casa? Ter horários planejados ajuda na organização da casa e no atendimento às necessidades de todos na família.

Segue abaixo uma sugestão, que pode e deve ser adaptada para a realidade de cada um (idade dos filhos, horários dos pais, disponibilidade ou não de rede de apoio). Não se desespere, ao final do texto, vamos vários links com propostas que englobam todos os tipos de atividades que sugerimos aqui.

8-9 h: Começando o dia. Tomar café da manhã, trocar de roupa (sim, é importante não ficar de pijama o dia todo, mesmo para ficar em casa) e organizar o quarto (arrumar a cama, por a roupa para lavar, guardar as coisas).

9-10 h: Gastando energia. Sair pra caminhar, passear com o cachorro, brincar num parquinho, andar de bike ou de patins ou brincadeiras mais ativas.

10-11 h: Hora de aprender. Eles não estão de férias! Algumas escolas vão disponibilizar aulas on line, outras vão enviar o material que deve ser visto durante a semana. Vamos preencher esse tempo com estudo dirigido ou, na ausência deste, jogos ou materiais educativos, vídeo aulas.

11-12 h: Diversão e criatividade. Lego, livros de colar ou pintar, brincar com argila/ massinha/ slime, música, culinária (que tal fazer uma receita pra comer de sobremesa ou no lanche da tarde?)

12 h: almoço.

12:30 h: Tarefas. Todo membro da família pode ajudar a combater o contágio: passar um pano sobre as superfícies, limpar as maçanetas da casa.

13-14 h: Ninguém é de ferro! Soneca, música, leitura, ver um pouco de TV.

14-15 h: Liberou geral! Um pouco de eletrônicos. Atenção ao conteúdo!

15- 18 h: Mais diversão. Atividades ao ar livre quando possível, amarelinha, jogos interativos, criar um projeto da família (hortinha, jardim, artesanato).

Depois disso: banho, jantar, cineminha com pipoca, jogos de tabuleiro, histórias e cama.

Para funcionar bem, uma rotina precisa ser sinalizada, coerente com o ritmo da casa e monitorada. Faça um cartaz com a programação (usando desenhos representativos para os pequenos). Saia e faça uma compra de recursos que vai utilizar (não adianta oferecer uma atividade para a qual não há material em casa). Tente um sistema de recompensa (quem cumprir a rotina, determina a atividade da tarde, por exemplo).

https://www.tempojunto.com

Escola virtual com acesso gratuito a todos os anos:

https://www.escolavirtual.pt/Pagina-Esp…/acessogratuito.htm

Português

https://contadoresdestorias.wordpress.com/

https://janelasobreoamor.wordpress.com/

https://historiasparaosmaispequeninos.wordpress.com/

Matemática:

https://www.khanacademy.org

https://www.funbrain.com/

https://xtramath.org/#/home/index

https://www.matific.com/

https://www.prodigygame.com

www.youtube.com/channel/UCxWb50Qqme345XN1kFVpPxA)

https://myminimaths.co.uk/

https://www.mathsgenie.co.uk/gcse.html

www.youtube.com/channel/UCTr7jsVuqZdRJDe2Nnvnxvw)

https://www.mathsisfun.com/

Ciências:

https://www.youtube.com/channel/UCoujti21qMtpLxqpAlbGkUQ  (“Era uma vez a Vida”. Também há disponível a série “Era uma vez o Homem”, “Era uma vez o Espaço”, “Era uma vez os inventores” basta procurar)

Aprender ciência e fazer brinquedos!

http://arvindguptatoys.com/

www.youtube.com/user/arvindguptatoys

https://www.thetoymaker.com/

Natureza:

http://ahortaencantada.blogspot.com/

http://www.sciencekids.co.nz/nature.html

www.nwf.org/kids/

https://www.natgeokids.com/uk/

Astronomia:

www.frontiernet.net/~kidpower/astronomy.html

http://kids.msfc.nasa.gov/

www.jpl.nasa.gov/kids/

STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática):

www.manualdomundo.com.br/

https://thehomeschoolscientist.com

https://craftprojectideas.com/cat…/how-to/teachers-corner/

www.evilmadscientist.com/

https://thedadlab.net/

https://mysteryscience.com

https://thekidshouldseethis.com

História:

https://www.wdl.org/pt/sets/world-history/timeline/

http://historia-portugal.blogspot.com/

Geografia:

https://online.seterra.com/pt

https://world-geography-games.com/world.html

http://www.geografia7.com/

Arte:

https://www.youtube.com/user/ArtforKidsHub/

 

https://www.kid-at-art.com/

http://origamiyoda.com/

http://www.kidsthinkdesign.org/

https://smarthistory.org/

https://www.redtedart.com

 

 

, , ,

Raquel Del Monde

Dra Raquel Guimarães Del Monde é pediatra e psiquiatra infantil com atuação em desenvolvimento, aprendizagem e autismo. É autora do livro “Na dose certa – o que mais o pediatra tem a dizer”. É Mentora da CORE - Comunidade Reinventando a Educação.
× Precisa de ajuda?