Você sabe o que é ser adolescente?

Março 12, 2020
Posted in Colunistas
Março 12, 2020 Fernando Baptista

A adolescência  enquanto fase do desenvolvimento, é bastante recente na nossa sociedade. Até pouco tempo,  ela não existia como a entendemos hoje. Se fizermos uma pesquisa em nossas famílias, perceberemos que, provavelmente, nossos pais, mães e avós não tiveram adolescênciaMuitos adultos e idosos começaram a trabalhar por volta dos 14 ou 15 anos, enquanto outros se casaram muito cedo.

As famílias não têm referência do que é ser adolescente. Na Terapia Familiar chamamos isso de padrão intergeracional, que é quando os filhos aprendem com pais, mães e cuidadores padrões de comportamento e, em geral, os repetem.

Porém, se nossos pais, mães ou avós não foram adolescentes, que padrão herdaremos? É provável que essa falta de referência contribua para a dificuldade que temos enquanto sociedade em lidar com os adolescentes.

Os livros e manuais de Psicologia, na tentativa de contribuir com essa defasagem, trazem algumas definições de adolescência. Vejam, a seguir, algumas delas:

Tormentos e conturbações vinculadas a emergência da sexualidade (Stanley Hall);

Etapa de confusões, estresse e luto causados pelos impulsos sexuais, dificuldade de estabelecer uma identidade própria (Erikson);

Um momento crucial da vida do homem e etapa decisiva no processo de desprendimento, contraditório, confuso, doloroso, momento mais difícil da vida do homem (Aberatury e Knobel).

A visão negativa que as definições clássicas de adolescência trazem, contribui para esse olhar patologizante que nossa sociedade tem para essa fase do desenvolvimento. Se pensarmos que os profissionais que trabalham com adolescentes aprendem que adolescência é o que foi descrito anteriormente, o olhar para esses sujeitos certamente será como popularmente ouvimos: Ele(a) é um(a) aborrecente.

Nossa proposta é que a adolescência possa ser vista como mais uma fase do desenvolvimento com características próprias e singulares e não como a mais complicada. Afinal, em qual fase da vida não há conflitos e problemas? Todos os aspectos citados pelos autores que tentam definir o adolescer, acontecem nesta fase sim, mas, acontecem tambémem todas as demais fases do desenvolvimento humano.

A adolescência enquanto fase do desenvolvimento está sendo desenhada. Se nós adultos temos dificuldade para lidar com os adolescentes por não termos referência ou por ficarmos a mercê de definições patologizantes, podemos convidar os maiores especialistas no assunto para aprendermos o que é ser adolescente. Quem são esses especialistas? Os próprios adolescentes. Eles podem nos ensinar muito.

, , , ,

Fernando Baptista

Reinventor CORE. Terapeuta de Família e de Casal. Sexólogo e Mestre na Área de Saúde Mental pela UNIFESP. Mestre da Associação Brasileira de Terapia Familiar (ABRATEF).www.terapeutafernandobaptista.com.br
× Precisa de ajuda?