Construção de Comunidades Sustentáveis de Desenho do Projeto de Vida

21/02/2020 Gabriela Conti Montenegro

A construção de comunidades sustentáveis se relaciona, diretamente, com uma visão de mundo sistêmica e complexa, ao entendermos por comunidade uma família, um grupo, uma escola, uma organização, uma empresa e assim por diante. Ou seja, uma comunidade é um organismo vivo, feito de pessoas que se relacionam e que buscam viver de forma mais equilibrada, regenerativa, socialmente inclusiva, economicamente justa, culturalmente integrada e diversa.

Quando trazemos essa visão de mundo a um Projeto de Vida, conseguimos trabalhar com os jovens suas necessidades, desejos, sonhos, talentos, habilidades, seu papel no mundo e o despertar da sua consciência planetária. Além do que, para o Desenho de um Projeto de Vida, a comunidade representa a rede de apoio e a sustentabilidade está relacionada com as ações do pensar global e agir local, com o indivíduo que traduz o seu sonho em um projeto de vida, a sua rede que o apoiará nessa jornada, o local onde esse jovem atua e o Planeta Terra, sua casa maior.

Na prática, são dois os pilares que podem ser abordados, pensando em ambiente escolar:

1. Os Objetivos dos Desenvolvimento Sustentável;

2. Competência 06* e as demais competências da BNCC ao longo do Projeto de Vida:

Dimensão Projeto de Vida – Determinação, Esforço, Autoeficácia, Perseverança, Autoavaliação.

Dimensão Trabalho – Compreensão sobre o mundo do trabalho, preparação para o trabalho.

Podem ser inseridos no cotidiano escolar,transversalmente às disciplinas, em projetos práticos, no turno ou contraturno. Um exemplo de como fazer isso encontro em algumas Comunidades de Aprendizagem, como o Projeto Âncora, em Cotia, onde os tutores e especialistas constroem, com os estudantes, roteiros de aprendizagem, trabalhando o currículo do MEC, a partir do que o estudante quer e precisa aprender, do seu sonho e da sua fase de aprendizado.

Quer saber mais sobre o Desenho de Projeto de vida? Assista ao vídeo de depoimento de um de nossos jovens.

Para maiores informações:

wapp Gabi (15 ) 99817 6450

 

* Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

, ,

× Precisa de ajuda?