“Estar consciente” versus “Ser consciente”, onde você se encaixa?

21/10/2019
Posted in Colunistas
21/10/2019 Alexandre Rodrigues

Uma das vantagens da evolução humana é o que conseguimos realizar, planejar e construir quando nos tornamos conscientes do ambiente ao qual estamos inseridos.

Apesar de muitas vezes empregado com o mesmo sentido, o termo Ser consciente não significa o mesmo que Estar consciente, muito embora haja uma estreita interdependência entre ambos.

Estar consciente: quando você faz uso da razão, quando você raciocina, quando você pensa e tem ciência das ações físicas e mentais ao qual esta inserido.
Estar consciente é ter ciência e capacidade de raciocinar e de processar os fatos que vivenciamos bem como, nossas reações físicas e mentais. Não se trata apenas de estar alerta ou lúcido, mas, muito mais do que isto: significa estar atento aos próprios pensamentos e aos sentimentos e emoções que determinam nossos comportamentos e atitudes, no exato momento em que elas acontecem.

Estamos condicionados a 6 níveis de consciência:

Nível lúcido: nível no qual você tem ciência do que esta acontecendo.

Nível vigil: estado de vigília, entre acordado e dormindo, considerado aquele estado sonolento ou em que você esta a muito tempo sem dormir.

Nível hipovigil: usado na hipnose, estado de transe.

Nível hipervigil: estar em suprema vigilância, estado de alerta ou super atenção.

Nível confuso: quando há dissonância cognitiva e sensorial, como um estado de embriaguez por exemplo.

Nível coma profundo: nível mínimo ou nulo de percepção.

Contudo “ser humano” é muito mais que “estar consciente” mas “ser consciente”.

Ser consciente: refere-se à nossa maneira de existir no mundo. Está relacionado à forma que conduzimos nossa vida e, especialmente, às ligações emocionais que estabelecemos com as pessoas e as coisas no nosso dia a dia. Como conduzimos nossa vida, nossa capacidade de amar e importar-nos, desenvolvimento da generosidade,  nossa maneira de existir e relacionar-nos no mundo, fazer-nos presentes no mundo e conseguir separar o eu do outro. É também se relacionar de forma ética com toda e qualquer forma de vida que habita este Planeta, reconhecendo, respeitando,

Em qual nível você está?

 

Quer saber mais sobre Neurociência e Neuroaprendizagem?

Curso presencial:

https://www.sympla.com.br/curso—neuroaprendizagem-na-pratica-pelo-prof-me-alexandre-rodrigues__650033

 

Online:

https://core.curso.app/store/neurociencia-e-educacao/

 

Prof. Me Alexandre Rodrigues – Docente há mais de 20 de anos em graduações e MBAs entre eles ESPM, FVG, PUCRS, UFRGS, complementa sua formações internacionais pela Harvard e University of Toronto, entre outras. Consultor nos campos da estratégia, gamificação e neurociência aplicada a negócios e aprendizagem. Especialista em neuromarketing e Neuroaprendizagem. Idelizador e sócio do Portal de formação online – Neuroexpert.

, , ,
× Precisa de ajuda?