Curar sua criança interior potencializa o seu eu adulto

Agosto 17, 2019
Agosto 17, 2019 Celiah Ameriot

 

Nós somos o resultado de nossas vivências, experiências e sensações, principalmente as do período em que estivemos na barriga da nossa mãe até os 7 anos. O que ouvimos, vimos, presenciamos e sentimos, molda nossa personalidade, introduz em nós crenças que podem nos fazer muito bem ou muito mal.

Quando crianças, somos como um computador sem programação e tudo o que está à nossa volta vai sendo inserido na  mente subconsciente que vai salvando esses arquivos.

Quando adultos, muitas vezes, temos emoções ou tomamos atitudes que não sabemos o porquê, de onde vêm, ou o que nos leva a ter determinadas reações. Isso ė algo que está além do nosso conhecimento, do nosso consciente.

Memórias ficam gravadas em nosso subconsciente e não nos é possível acessá-las, a não ser que busquemos oautoconhecimento.

Quando isso acontece, às vezes vêm à luz situações vividas, palavras ouvidas, sensações dolorosas e emoções traumáticas. Em todos os casos, precisamos trazer isso à tona.

Resgatar a criança que viveu tudo o que hoje pode causar desconfortos no adulto é essencial e isso exige coragem, no sentido literal da palavra: core = coração; agem = agir, ou seja , trazer do coração, agir com o coração. Dar afeto, acolher, compreender e ter compaixão por essa criança interior e resgatar a sua essência é primordial.

Muitos podem não querer entrar em contato com momentos ou emoções difíceis, dolorosas de serem vividas novamente, mas conhecer nossas limitações, de onde vêm as crenças arraigadas dentro de nós e que realmente sabota nossa vida é libertador. Para mudarmos algo que nos é prejudicial, precisamos desse aprendizado.

A criança que fomos, principalmente dos 0 aos 7 anos, continua com sua energia viva e atuante em nosso subconsciente.

Em meu trabalho como facilitadora de processos de autotransformação, observo o quão lindo e libertador é quando alguém decide se encarar com amorosidade, sem julgamento e mergulhar em lembranças da infância. Nessa fase da vida, ficam claras nossas dores e nossas fortalezas. É na infância que manifestamos nossa essência mais pura – o que é “uma chave e tanto” para descobrirmos o quanto estamos alinhados ou desalinhados em nossa vida adulta – em relação a relacionamentos, profissão, estado emocional, nível de entusiasmo, entre tantas outras coisas.

Sua criança interior precisa de atenção

A cura da nossa criança vem quando nós, adultos, temos contato com essas dores. “Só curamos o que podemos sentir” e quando a nossa criança pode compartilhar suas feridas com alguém que é  capaz de oferecer compaixão, empatia e amor verdadeiro, estabelece-se o caminho para a cura. Ninguém melhor que nós, adultos, para amarmos e acolhermos a criança sofrida que fomos um dia.

Isso é amor próprio.

Se não tomamos essa responsabilidade como nossa, permanecemos infantilizados, cobrando nossos pais ou responsáveis por tudo o que nos fizeram ou não,  de alguma forma.

Nossos pais fizeram por nós o que era possível a eles, de acordo com a evolução que tinham, com suas vivências e experiências também.

Eles são o espelho do que precisamos mudar em nós; algo que pode nos fazer sair do julgamento, da vitimização, entendendo que o maior presente que eles nos deram foi nossa vida. Isso significa olhar para a dor e trazer o amor.

Há um menino/ Há um moleque/ Morando sempre no meu coração/ Toda vez que o adulto balança/ Ele vem pra me dar a mão.

Como adultos, precisamos cuidar da nossa criança, suprir suas necessidades e não querer entregar essa atividade para outras pessoas. Quando nos responsabilizamos por nossa criança e cuidamos dela, fazemos isso com a nossa vida.

Reconectar-se com nossa criança interior é curar, é deixar a vida fluir sem traumas, amarras ao passado, cobranças e julgamentos, é pular de fase e evoluir nessa caminhada que chamamos de vida.

Esse tema rende muitas conversas e há várias técnicas para entrar em contato com a criança interior.

Falaremos sobre isso nas próximas colunas. Me acompanhe também no Instagram

Celiah Ameriot – Professora de Hatha Yoga, Instrutora de Meditação e Respiração 3 Cs , Coach de Vida para Mulheres, Thetahealer, estudiosa da Física Quântica e Reinventora CORE. 

,
× Precisa de ajuda?