Vem pra bancada da Educação!

Agosto 3, 2019
Posted in Artigos
Agosto 3, 2019 Core

“Todo mundo tem sua turma: a turma do boi, da bala, da bíblia… No dia 23 de agosto, na Câmara Municipal de São Paulo, você vai conhecer a nossa turma, a Bancada da Educação.”  É dessa forma bem-humorada e certeira que os organizadores  do lançamento oficial da Bancada da Educação anunciam o evento.  Afinal, existe algo mais importante que fazer da educação um projeto de nação?

O lançamento oficial da Bancada da Educação acontecerá no dia 23 de agosto, das 9h às 18h, na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Iniciativa cidadã de acompanhamento de legislaturas e lançamentos de novas candidaturas que tenham como foco a educação, o movimento atua nas esferas municipal, estadual e federal. Para se inscrever no evento, basta se cadastrar aqui.

Criada de forma espontânea e coletiva, a iniciativa surgiu com o objetivo de oferecer aos interessados na atuação política da educação uma proposta de democracia participativa, e fazer frente às demandas da escola.

“O movimento surgiu de um desejo de nos vermos representados nos diferentes níveis legislativos”, explica Miguel Thompson, diretor do Instituto Singularidades e um dos articuladores do projeto.

A Bancada da Educação é um movimento cívico, suprapartidário, que busca colocar a educação como centro estratégico da nação. Uma das suas principais bandeiras é atuar no setor legislativo apoiando candidatos e projetos, em todos os níveis da federação, que tenham como interesse promover uma estrutura legal que permita colocar a educação com agente transformador da sociedade, buscando a equidade, a pluralidade de ideias e o desenvolvimento sustentável.

“As primeiras ações efetivas da Bancada visam o apoio e eleição de vereadores que tenham a pauta de educação como centro e a discussão sobre o novo FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação)”, explica Thompson.

Para a fundadora e presidente da CORE – Comunidade Reinventando a Educação, Irene Reis dos Santos,  que estará presente no lançamento  “é essencial este movimento… os educadores precisam se organizar, precisam debater, fazer sua reivindicações para além dos partidos políticos, levantar esta bandeira e sair da passividade.”  Para ela, “é a hora de nos reinventarmos, ou seja, de contextualizarmos a educação e entendê-la como promotora do desenvolvimento humano, da cidadania e da política, ao mesmo tempo, complexamente.

Junto com Irene dos Santos também participarão a Mentora CORE, ex-secretária de Educação Básica do MEC e diretora do Mathema, Katia Stocco Smole; e a ativista e co-presidente da CORE Jovem, Maria Luiza (Malu) Fernandes.

O encontro reunirá especialistas, educadores e políticos de diversos partidos para debater a partir de três perguntas centrais:

  • É possível colocar a educação como centro de nosso projeto de nação
  • Como isso se expressa nas cidades?
  • Como esse projeto se insere em um mundo complexo e globalizado?

Essas perguntas serão respondidas em 4 rodas de conversas realizadas ao longo do dia, mediadas por entrevistadores especialmente escolhidos para dar dinâmica e possibilidade de expressão de todos os participantes da roda, bem como abertura para interlocução com a plateia. Entre os convidados estão o ex-Secretário de Educação, Alexandre Schneider; Cleuza Repullo, Pilar Lacerda, Helena Singer e o jornalista especialista em educação, Antônio Gois.

É possível conferir os participantes confirmados no site oficial do movimento.

 

 

 

 

 

 

 

, , , ,
× Precisa de ajuda?