Pegada Ecológica pessoal e planetária x Dia da Sobrecarga da Terra

Julho 31, 2019 Gabriela Conti Montenegro

 

A humanidade está vivendo no crédito desde segunda-feira,  29 de julho, pois já consumiu todos os recursos naturais (água, terra, ar limpo) que o planeta oferece, segundo um cálculo realizado pela organização Global Footprint Network .

“O fato de que o Dia da Sobrecarga da Terra tenha sido 29 de julho significa que a humanidade utiliza atualmente os recursos ecológicos 1,75 vez mais rápido que a capacidade de regeneração dos ecossistemas. Gastamos o capital natural do nosso planeta, reduzindo ao mesmo tempo sua capacidade futura de regeneração” ,destaca a ONG Global Footprint Network.

“O custo desta sobrecarga econômica mundial está se tornando cada vez mais evidente com o desmatamento , a erosão dos solos , a perda da biodiversidade e o aumento do dióxido de carbono na atmosfera. Isto leva às mudanças climáticas e a fenômenos climáticos extremos mais frequentes”, explica a organização.

Os modos de consumo apresentam enormes diferenças entre os países. “O Catar alcançou seu dia de sobrecarga depois de 42 dias, enquanto a Indonésia consumiu todos os recursos para o ano inteiro depois de 342”, destaca WWF, associada à Global Footprint Network.

“Se todo mundo vivesse como os franceses, precisaríamos de 2,7 planetas”, e se todo mundo adotasse o modo de consumo dos americanos, seriam necessárias cinco planetas.

Como o Dia da Sobrecarga é calculado?

Através da Pegada Ecológica, a única métrica que compara a demanda de recursos de indivíduos, governos e empresas com o que a Terra pode renovar.

Se conseguimos calcular a pegada ecológica do Planeta e a causa do dia da sobrecarga é a forma como cada um de nós vive. Que tal começarmos a reverter isso dentro da lógica da ecologia profunda, começando a entender a pegada ecológica de cada um explorar estratégias para rever seu modo de vida, para que ele esteja dentro dos limites planetários?

Compartilho a minha pegada ecológica, para verem que a tarefa de revermos nosso modo de vida não é fácil, mas nem tão difícil, e extremamente urgente e necessário, se acharmos importante a sobrevivência da humanidade no Planeta Terra.

Preciso de apenas 1 planeta e estou aqui para apoiar quem quiser fazer a transição para uma vida mais sustentável e regenerativa! Precisamos de TODOS para reverter do dia 29 de Julho para 31 de Dezembro, como data de esgotamento dos recursos naturais disponíveis para o Planeta em um ano!

Qual é a sua pegada ecológica? Essa é a minha =1.8 Há 3 anos era 2.5. Preciso:1) reduzir o uso de combustível fóssil, reduzindo 50% de km rodado por mês em carro particular.
2) aumentar a família ou diminuir o tamanho da moradia
3) complementar em 25% o sistema de energia renovável da casa.

 

 

Quem sentir o chamado e quiser calcular a sua pegada ecológica e compartilhar comigo seus resultados, suas dúvidas, trocaremos algumas ideias de como revertermos o Dia da Sobrecarga, calcule aqui:

http://www.pegadaecologica.org.br/

Ou aqui:

http://www.footprintcalculator.

 

Gabriela Montenegro – É Diretora de Sustentabilidade na CORE. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Anhembi Morumbi e especialista em Design de Comunidades Sustentáveis pelo Gaia Education. Practitioner em Programação Neurolinguística. Empreendedora social. Designer organizacional, de negócios sustentáveis e regenerativos. Gestora e facilitadora de projetos para o desenvolvimento comunitário. Educadora para sustentabilidade. Tutora em projetos de empoderamento e empreendedorismo jovem. Mãe das gêmeas Helena e Beatriz.

, ,
× Precisa de ajuda?