Brasil ganha seis medalhas na Olimpíada Internacional de Matemática

Julho 29, 2019
Julho 29, 2019 Core

O Brasil ganhou seis medalhas na 60ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO 2019). A competição, que ocorreu entre os dias 11 e 22 de julho, foi sediada na cidade de Bath, no Reino Unido. Foram duas medalhas de prata e quatro de bronze. Com este resultado, o país ficou na 29ª colocação, empatado com a Turquia.

As medalhas de prata foram conquistadas por Samuel Prieto Lima, de Goiânia, e Pedro Gomes Cabral, de Recife. As de bronze foram para Bernardo Peruzzo Trevizan, de Canoas (RS); Pedro Lucas Lanaro Sponchiado, de Santa Cruz do Rio Pardo (SP); Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ) e Felipe Chen Wu, do Rio de Janeiro (RJ). As equipes foram lideradas pelos professores Edmilson Motta e Carlos Shine, de São Paulo.

Neste ano, 621 estudantes do ensino médio, com idades entre 14 e 19 anos, de 112 países participaram da competição. Cada país pode levar uma equipe com seis alunos.

A participação do Brasil na Olimpíada Internacional de Matemática

A Olimpíada Internacional de Matemática aconteceu pela primeira vez em 1959, na Romênia. O Brasil começou a participar da competição em 1979 e possui até agora 10 medalhas de ouro, 45 de prata e 81 de bronze. Até o ano passado, o Brasil tinha o título de país latino-americano mais premiado. O título foi perdido este ano para o Peru.

, , , , ,
× Precisa de ajuda?